Conteúdo do curso
Curso de Ensino do Futuro e Sustentabilidade
Sobre a Aula

Resumo Aula 1 – Neurodivergência e Modelos de Inclusão Escolar

A aula introdutória apresenta o conceito de neurodivergência e como ele desafia as noções tradicionais de normalidade na educação. A neurodivergência refere-se a diferenças no funcionamento neurológico que fazem parte da diversidade humana, incluindo condições como autismo, TDAH, dislexia, dispraxia e outras. A proposta é desconstruir a ideia de que essas diferenças representam déficits e reforçar que, com as devidas adaptações, todos os alunos podem aprender e se desenvolver.

Além do conceito de neurodivergência, serão abordados os diferentes modelos de inclusão escolar que moldaram a educação ao longo das décadas. O modelo de segregação excluía alunos neurodivergentes do ensino regular, enviando-os para escolas especializadas. Com a integração, os alunos começaram a frequentar escolas comuns, mas sem adaptações significativas, exigindo que se ajustassem ao ensino tradicional. Já a inclusão trouxe a ideia de que a escola deve se adaptar às necessidades dos alunos, garantindo um ensino acessível para todos. Atualmente, a neuroinclusão aprofunda essa abordagem ao reconhecer que as necessidades dos alunos neurodivergentes são específicas e exigem estratégias personalizadas.

A transição entre esses modelos será discutida com base em políticas educacionais, legislações e diretrizes internacionais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU e a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Também será abordado o impacto da inclusão escolar no desenvolvimento social e acadêmico dos alunos neurodivergentes e como uma abordagem inadequada pode gerar barreiras para seu aprendizado.

A aula se encerra com reflexões sobre como a inclusão não deve ser vista apenas como um direito legal, mas como um benefício para todos os alunos. A diversidade cognitiva amplia as perspectivas dentro da sala de aula, incentivando o pensamento crítico, a empatia e a inovação.

Arquivos
Livro Digital_Inclusão de Neurodivergentes no Ensino_M-2 (1).pdf
Tamanho: 1,51 MB
Go to Top